domingo, 5 de outubro de 2008

Hoje o clima é de ansiedade, quem vencerá as eleições em Assú/RN??

Fátima Moraes ao lado de Arnóbio Junior
Ivan Junior a esquerda do Senador Garibaldi Filho e também da Senadora Rosalba Ciarlini

Disputa tende a terminar nos tribunais
- Caberá a 37.125 eleitores decidir hoje o destino político do município de Assu a partir do dia 1º de janeiro de 2009. O prefeito Ronaldo da Fonseca Soares (PP), depois de mais de vinte anos dedicados à política diz que está se afastando para criar cabras em Ipanguaçu. Soares está indicando para sucedê-lo é o farmacêutico assuense Ivan Lopes Júnior, de 28 anos, membro do PP e ex-secretário de saúde.
A outra opção dos eleitores para a Prefeitura de Assu é a servidora pública estadual Maria de Fátima Morais, do PSB, partido da governadora Wilma de Faria. Fátima Morais, conforme consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é natural de Riacho da Cruz, morou um tempo em Assu e atualmente mora em Macaíba. Ela diz que tem Assu como sua terra natal.
Durante a campanha, os dois candidatos priorizaram a realização de comícios e passeadas pela cidade e zona rural. No início, houve princípio de agressões entre partidários, mas a Justiça Eleitoral agiu rápida e estancou as possibilidades de acontecer atritos.
No palanque, Fátima Morais, que tem como candidato a vice-prefeito Arnóbio Júnior, do PMDB, propôs a criação de subprefeituras nas comunidades mais desenvolvidas e defendeu a idéia de municipalizar o Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos.
Já o candidato Ivan Júnior, que tem como candidato a vice-prefeito Alberto Luiz, do PT, propôs melhorar os serviços de saúde criando um consórcio com as prefeituras da região, de modo que Assu, por ser pólo, reuniu um centro de referência de saúde pública capaz de atender a população da região com todos os serviços de saúde. Sobre o hospital regional, Ivan defende que o Governo do Estado assuma o hospital de fato.
Na reta final da campanha, a coligação liderada por Fátima Morais, que recebeu o nome de 'Crescer Assu', partiu para o ataque, usando, especialmente a Justiça e os programas de rádio. Entre as ações protocoladas na Justiça, a principal pede a cassação do registro de candidatura de seu adversário Ivan Júnior por uso da Secretaria de Saúde de Assu em benefício de sua campanha de prefeito. O secretário Alexandre Lopes, irmão de Ivan Júnior, negou todas as acusações.
Já a coligação liderada por Ivan Júnior, que recebeu o nome "Assu mais Forte", denunciou que Fátima Morais de modificar o discurso do presidente Lula pedindo votos para Fátima Bezerra, em Natal, para ficar como se estivesse pedindo votos para ela em Assu. A reclamação foi feita pelo Partido dos Trabalhadores, já que indicam o vice-prefeito na chapa de Ivan Júnior.
Estiveram no palanque de Fátima Morais o vice-governador Iberê Ferreira de Souza e a governadora Wilma de Faria. Já no palanque de Ivan Júnior foram presença o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoine; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robson Farias, do PMN; a senador
a Rosalba Ciarlini Rosado, do DEM; e quinta-feira à noite, o presidente do Congresso Nacional, Garibaldi Alves Filho.
A disputa entre Ivan Júnior e Fátima Morais, o primeiro com apoio do prefeito Ronaldo Soares, e a segunda com apoio da governadora Wilma de Faria, as eleições em Assu tende a não terminar no dia 5 de outubro. Não é segundo turno. É um entrave judicial. Existem protocolados contra as duas coligações na Justiça Eleitoral do município, pedidos de cassação de registro de candidatura e de diploma.

Assu terá 113 urnas em 23 locais distintos
O município de Assu tem aproximadamente 55 mil habitantes, residindo na cidade e em 42 comunidades rurais. Hábitos a votar, são 37.125 cidadãos. Para atender a esses eleitores hoje, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai instalar no município 113 urnas eletrônicas em 23 locais distintos.
Quinta-feira desta semana, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Agripino Neto, publicou portaria no Diário Oficial do Estado proibindo a venda de bebida alcoólica no dia da eleição, colocando de plantão as principais equipes técnicas do Corpo de Bombeiros, peritos do ITEP, entre outros órgãos do Governo do Estado.
As duas coligações que estão disputando a Prefeitura Municipal se reuniram no final da tarde de quinta-feira com o juiz eleitoral Andreo Aleksandro Nobre Marques, para acertar os últimos detalhes da eleição, para que tudo transcorra dentro da maior tranqüilidade possível. Além dos dois candidatos, a prefeito, são 73 candidatos as 13 vagas na Câmara Municipal.

Município terá reforço de tropas federais
Assu é um dos 93 municípios do Rio Grande do Norte que a Justiça Federal terá reforço das forças armadas aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Além da cidade, que tem 37.125 mil eleitores, o juiz eleitoral Andreo Aleksandro Nobres Marques, conduz as eleições também nos municípios de Ipanguaçu, Carnaubais, Itajá e Porto do Mangue.
As eleições no município de Alto do Rodrigues, que este ano teve até a visita da Polícia Federal apreendendo documentos na casa do prefeito Abelardo Rodrigues, na Secretaria de Ação Social e em comércio que vendo material de construção, será comandada pela Justiça Eleitoral do município de Pendências, que segundo informou o Cartório Eleitoral, terá um processo tranqüilo. Os dois municípios também terão reforço de tropas federais.
Em Macau e Guamaré também terão tropas federais. No caso do primeiro, a disputa chega à reta final se sobressaindo os candidatos Flávio Vieira Veras, do PMDB, e José Antônio Menezes de Souza, do PSDB. A terceira candidata é Maria Eliete Pereira Lima de Oliveira, do PT.

2 comentários:

Edcleyton Souza disse...

Glória a Deus por este blog maravilhoso. é muito interessante! Peço que tbm visite o meu para nos ajudar nesta uniao na blogosfera cristã para divulgar o nome do nosso Salvador Jesus Cristo.

www.edcleytonsouza.blogspot.com

Edcleyton Souza disse...

Glória a Deus por este blog maravilhoso. é muito interessante! Peço que tbm visite o meu para nos ajudar nesta uniao na blogosfera cristã para divulgar o nome do nosso Salvador Jesus Cristo.

www.edcleytonsouza.blogspot.com