segunda-feira, 6 de outubro de 2008

IVAN JUNIOR É ELEITO COM 56% DOS VOTOS

Assu - O farmacêutico Ivan Lopes Júnior (PP), de 28 anos, é o novo prefeito de Assu. Ele derrotou a servidora pública Maria de Fátima Morais, do PSB, obtendo 56% dos votos válidos, numa eleição considerada tranqüila pela Justiça Eleitoral até uma hora antes de terminar o horário de votação.
Quando faltava uma hora para iniciar a contagem de votos, partidários de Fátima Morais e Ivan Júnior tomaram a frente dos principais locais de votação em Assu, no caso, a Escola Estadual Juscelino Kubitschek, o Centro Educacional Padre Ibiapina e o Educandário Nossa Senhora das Vitórias.
O historiador Ivan Pinheiro disse que é tradição em Assu, um pouco antes do término das eleições, os mais jovens fazer a festa nas ruas. Começa em frente aos locais de votação e termina na Avenida Senador João Câmara, com o arrastão do candidato vencedor.
Ontem, o Exército e a Polícia Militar passaram o dia apenas assistindo as pessoas entrando e saindo dos locais de votação. Mas às 16h, o juiz eleitoral Andreo Aleksandro Nobre Marques foi acionado pela promotora Érica Verícia de Oliveira Canuto Veras.
Partidários de Ivan Júnior e Fátima Morais estavam se enfrentando em frente ao Educandário Nossa Senhora das Vitórias. O juiz foi pessoalmente conversar com os partidários. Pediu para irem para casa, aguardar o resultado. Dois eleitores se exaltaram e foram presos.
Com o juiz na frente, soldados do Exército retiraram as pessoas da frente do Educandário. O público se dirigiu para a Avenida Senador João Câmara. O juiz e os militares foram chamados para a Escola Estadual Juscelino Kubitschek para fazer o mesmo trabalho.
A Avenida Senador João Câmara continuou recebendo militantes dos dois partidos. O lado gritando o nome de Fátima Morais ficou vermelho e o outro defendendo Ivan Júnior ficou azul.
Às 17h, quando as urnas foram recolhidas para a contagem dos votos na Justiça Eleitoral, a avenida já estava tomada. Às 19h30, com 99% das urnas apuradas, Ivan Júnior estava com 56% dos votos válidos contra 43% de Fátima Morais. O candidato aguardou em casa até meia-noite, conforme determina a Legislação Eleitoral, para comemorar com os eleitores nas ruas.
Trânsito em Assu virou um caos durante as eleiçõesEm Assu, o trânsito já é complicado em dias normais, e nas eleições, a situação chega ao absurdo. Ontem, motoqueiros saíram para passear na cidade sem capacetes e os motoristas sem o cinto de segurança.Um dos motoqueiros mais afoitos trafegava pela cidade com a mulher e duas filhas, sendo que uma com menos de cinco anos de idade. O juiz eleitoral Andreo Aleksandro Nobre Marques foi quem fez o flagra (foto).O próprio juiz ajudou a retirar a menor do tanque da moto e o motoqueiro foi conduzido para a delegacia.
O caos no trânsito se tornou incontrolável depois das 17h, quando a votação foi encerrada.A questão no trânsito em Assu já foi motivo de várias reuniões e audiências públicas com o poder público municipal, estadual, polícia, Justiça, escolas e iniciativa privada do município, sem que uma decisão fosse tomada para resolver, de fato, a questão.
Os desrespeitos às leis de trânsito durante as eleições em Assu revelam a necessidade das autoridades tomarem providências, o quanto antes, para organizar o trânsito, não só com o trabalho educativo para os motoristas e motoqueiros, com fiscalização rígida, multas e apreensão de veículos, mas também com a implantação de sinalização nas principais avenidas da cidade, como João Celso Filho, Senador João Câmara, e as ruas próximas ao Centro da cidade.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: