quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ELOÁ CRISTINA PIMENTEL - AS INTERFERÊNCIAS DA IMPRENSA ATRAPALHARAM O TRABALHO POLICIAL?


Na semana passada, houve o sequestro de Eloá Cristina, com o desfecho trágico. Este foi mais um dos diversos casos tristes que vemos neste mundo. Para mim foi possível acompanhar o desenrolar de tudo, estive defronte aos canais de televisão, quase que ininterruptamente, assistindo transmissões ao vivo. E, infelizmente, embora torcendo para estar errado, esperava acontecer o pior.
Por quê? Porque três emissoras tiveram contato com o sequestrador Lindemberg Fernandes Alves, dentro do apartamento da sequestrada, transformado por ele em cativeiro:
1 telefonema - Globo (a entrevista apareceu no Jornal Nacional);
1 telefonema - Record (entrevista que apareceu no Cidade Alerta e depois se espalhou por diversos programas);
3 telefonemas - Rede TV! (duas entrevistas feitas por Sonia Abrão e outra por repórter da equipe do seu programa).
Esta situação na cabeça do delinquente, talvez, tenha desencadeado uma confusão mental, desvio de valores, fazendo com que pensasse ter se tornado estrela de cinema ou participante principal de um faz-de-conta tipo Big Brother.
Analisem friamente três aspectos da situação:

1º - O televisor é uma caixinha que ilude. Lindenberg é um jovem de 21 anos, alguém saindo da adolescência, com neurônios oscilantes em constante ebulição... É o caçula numa família de cinco irmãos, cada um de um pai diferente. Em estado normal, na rotina das nossas vidas tranquilas, quando somos colocados em situação de evidência, aparecendo dentro do televisor, a tendência é desequilibrar quanto ao raciocínio da realidade. Somos levados a pensar que somos mais importantes do que realmente somos. E o sequestrador não estava passando por momentos tranquilos, vivia instantes de estresse alto, Qualquer estressado tem sua mente incapaz de pensar de maneira ordenada. As entrevistas nas três televisões foram ingredientes que só prejudicaram todo o caso do sequestro...

2º - Pessoas armadas se sentem poderosas. Imagine o rapaz sequestrador, tendo duas armas e um saco de balas, e além disso se vendo no televisor, sendo alvo dos comentários e sondagens para ser entrevistado... E se dando ao luxo de escolher em qual canal iria falar... Além disso, tendo duas garotas bonitas rendidas... Tenho certeza que o estado psicológico dele saiu da órbita da realidade, acho que pensou que era um deus!

3º - Quem deve tem que pagar! Se houver senso de justiça neste País, acho que os repórteres que entrevistaram o sequestrador serão chamados à delegacia e enquadrados no artigo das pessoas que prejudicam o trabalho da polícia. Também serão enquadrados como assassinos, no artigo de crime doloso, sem intenção de matar.
Poupe-nos, quem vier com delongas, com a velha estória de cerceamento da liberdade de imprensa.
Fiquei perplexo, ao ver o comportamento da mídia. Acredito que o desfecho trágico tenha dificultado em muito o trabalho policial. Todos os meios de comunicação, mas principalmente os três canais de televisão (Rede Globo, Redetv! e Record), por interferirem diretamente indo entrevistar o rapaz sequestrador em pleno andamento do seu crime. Neste momento de infrações penais Lindemberg Alves deveria ter contato externo apenas com a polícia, na pessoa do negociador... Dar entrevistas jamais!
Os crimes de sequestro em Países inteligentes são proibidos de ser noticiados, a liberação do fluxo da informação ocorre só depois que o caso é dado por terminado, para que as negociações do agente policial, o negociador, não sejam atrapalhadas O Brasil precisa ser igual, mas faz justamente o contrário: torna o criminoso em celebridade nacional.
A região de Santo André, local do apartamento / cativeiro se transformou no centro da atenção brasileira por cinco dias seguidos, até que houve a invasão e o término trágico do caso, com a menima Eloá sendo levada ao hospital alvejada com duas balas fatais, uma cravada no cérebro e outra na barriga.
O Brasil ainda não amadureceu...
E.A.G.



Nenhum comentário: