Inscrições indicariam que Javé teria tido como companheira a deusa da fertilidade Asherah. Tese é polêmica; outros especialistas dizem que Deus só ‘absorveu’ atributos da deusa.
Será que uma deusa pagã, atacada na Bíblia como uma das maiores inimigas do culto ao Deus verdadeiro, poderia ser, na verdade, a esposa Dele? De forma bastante simplificada, esse é um dos principais debates que dividem os historiadores da religião do antigo Israel nos últimos tempos. Inscrições misteriosas, pequenas estatuetas de cerâmica e o próprio texto da Bíblia indicariam que a deusa em questão, conhecida como Asherah, não teria sido adorada como rival de Javé, o Deus judaico-cristão, mas sim como sua companheira.Nem leia mais
O pessoal da redação do globo.com dá um show quando o assunto é religião. Mostram que não sabem nada de arqueologia, nada de mitologia, nada de antropologia e nada de bom senso. Se eles lessem o Papo de Teólogo, saberiam que os cananeus tinham um deus que também se chamava El e que era comumente confundido com o EL hebreu. Isso é porque os cananeus herdaram algumas características hebraicas de seu patriarca Cã, filho de Noé.
Da próxima vez eles precisam triar melhor as notícias antes de jogar qualquer porcaria no site da globo.com.
Para ler o artigo do Papo de Teólogo sobre o EL cananeu, clique aqui.
Religioso faz proposta inusitada para tentar unir muçulmanos, cristãos e
judeus
-
O imã Umair Ahmed Ilyasi, figura proeminente no cenário religioso da Índia,
revelou, durante o mês sagrado do Ramadã para os muçulmanos, a proposta de
cria...
Há 30 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário