quarta-feira, 23 de julho de 2008

Betel - Casa de Deus




Betel - Casa de Deus

Artigo escrito por Pr. Martim Alves da Silva


BETEL – CASA DE DEUS



Betel, do hebraico Beth-El, significa Casa de Deus, e nos faz lembrar o patriarca Jacó na sua caminhada da terra de Canaã para Padã-arã, quando fugia de seu irmão Esaú. Antes o nome dessa cidade era Luz, mas Jacó chamou-a Betel depois da experiência com o Senhor, quando teve uma visão de uma escada que atingia o céu, por onde os anjos subiam e desciam.

Não vamos nos ater na história e na geografia da cidade, mas no seu significado que é de uma importância capital para todos nós. Em primeiro lugar, compreendemos que a casa de Deus é o templo construído de alvenaria onde prestamos o nosso culto ao Senhor. Outrora eram os altares construídos de pedras onde eram oferecidos sacrifícios ao Senhor; mais tarde, na caminhada pelo deserto em busca da terra da promissão, Deus ordenou a Moisés que construísse um tabernáculo para o encontro dEle com o seu povo, um lugar de adoração, louvor, sacrifícios etc. No período da monarquia em Israel, Deus levantou o rei Salomão para edificar uma casa ao Seu Nome e, foi em Jerusalém que o grande templo foi edificado, símbolo da religiosidade do povo hebreu, uma das maravilhas do mundo antigo.

Em segundo lugar, casa de Deus refere-se particularmente a cada um de nós que fomos comprados pelo precioso sangue de Jesus Cristo nosso Salvador.

Paulo escreve aos coríntios e faz uma declaração extraordinária a respeito do nosso corpo, vejamos; “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Co 3. 16). Ora, a casa de Deus somos nós e, como estamos servindo ao Senhor? Que culto estamos prestando a Deus? Sabemos que onde Deus está há liberdade, cura, milagres, restauração, vitórias etc. Será que os de fora estão vendo Deus em nós? Somos a casa de Deus e devemos demonstrar a presença de Deus pelas nossas atitudes, nosso testemunho cristão, enfim, é na casa de Deus que a Sua glória se manifesta e todos podem ver as maravilhas do Senhor. O Espírito Santo é o ministrante na casa de Deus, a qual somos nós, então sejamos cheios do Espírito do Senhor para que o mundo veja que somos diferentes. Nós temos o Espírito Santo e isso faz a diferença.

A casa de Deus que somos, é espiritual, limpa, pura, santa, cheia de graça e, quem nos vê, pode glorificar a Deus e dizer; Deus mora nessa vida. Amém!

Nenhum comentário: