sexta-feira, 4 de julho de 2008

Como Jesus demonstrou sua autoridade??



Semana passada eu estive pensando sobre as pregações que encontramos por aí ultimamente; gritarias, tentativas de demonstrações do poder de Deus, euforia, profetadas, etc, etc. Eu sou pentecostal, e sou muito feliz por isso, mas eu não aceito esse tipo de pregação dramática. Para mim uma boa pregação deve ser um ensinamento, algo que nos faça refletir durante a semana e que nos lembremos quando precisarmos, seja amanhã, seja daqui a dois anos.
Talvez esses pregadores peteco-pentecostais achem que uma pregação-show seja uma forma de mostrar grau elevado de autoridade espiritual. E talvez funcione por causa da preguiça ignorância da maioria dos evangélicos. Mas será que é isso que vai mudar a sua vida? Gritaria? Estardalhaço? Demônios fazendo filas para se retirarem do bairro, só porque o pregador acha que ainda tem “crédito no céu”?
Comecei a meditar sobre como Jesus Cristo adquiriu autoridade sobre seus discípulos e seguidores. Apesar de, na época, a grande maioria de seus seguidores não o considerarem o Messias, mas sim um profeta, Jesus tinha tamanha autoridade que foi capaz de arrebanhar multidões e despertar o mais cruel ciúme dos altos fariseus e escribas.
E lendo Mateus 5,6 e 7 (o Sermão da Montanha), ao final dessa passagem encontrei os seguintes versículos:
E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.
Jesus Cristo, Deus em forma de homem, adquiriu primeiramente autoridade entre os povos não com milagres, histeria ou euforia, mas com ENSINAMENTO. Jesus ensinou com convicção, autoridade ao povo e, assim, adquiriu respeito. Somente depois disso seus milagres se tornaram públicos.
E percebam; Jesus não pregou o que o povo queria ouvir. Jesus poderia ter dito “HOJE É DIA DE VITÓÓÓÓRIAAA!!!” ou “AINDA HOJE VOCÊS SERÃO LIBERTADOS DOS ROMANOS! DÊ UM BRADO DE VITÓÓÓRIAAAA!!” ou até “CONTRIBUA COM O DÍZIMO E VOCÊS VIRARÃO GRANDES SADUCEUS PORQUE DEUS QUER DAR O MELHOR PARA SEU FILHO! A-LE-LUI-AAAAAAA!“. Mas não. Jesus pregou que bem-aventurados os que choram, os humildes, os mansos porque eles verão o mover de Deus. Ele pregou o que o povo PRECISAVA ouvir e, tenho certeza, nenhuma pessoa que estava ali naquele monte jamais se esqueceu do que Jesus disse.
Isso é o que falta hoje nas igrejas, principalmente nas pentecostais. Ensinadores. Milagreiros, pseudo-profetas, sapatinhos-de-fogo, isso tem aos montes. Mas ensinadores… pessoas cujas palavras ressoem no coração dos que o ouvem… isso você verá muito raramente. Talvez, um dia, as pessoas percebam que não é necessário mostrar espiritualidade para adquirir autoridade. Basta a Palavra. E, como mostrado na vida de Jesus, após o ensinamento vem o mover de Deus através dos milagres também. Mas tudo com muita, muita cautela.

René Vasconcelos - Site papo de teólogo

Nenhum comentário: