sexta-feira, 30 de maio de 2008

1 - Como tudo começou ...




O CENÁRIO EVANGÉLICO NO NORTE DO BRASIL
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte - IEADERN originou-se do extraordinário movimento pentecostal que conquistou o Brasil, a partir de 1910. Nesse ano - mais exatamente em 19 de novembro - os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg desembarcaram em Belém/Pará, vindos dos EUA. Eles traziam consigo a revelação específica de Deus para uma grande obra evangelística a ser iniciada naquele Estado. A atuação desses missionários deu origem à "Missão de Fé Apostólica", primeiro nome dado à igreja, em 1911.
MissionárioGunnar Vingren
MissionárioDaniel Berg
O movimento de evangelização pentecostal espraiou-se pelo norte e rumou em direção ao nordeste do País. O Ceará foi inicialmente evangelizado por uma irmã paraense, em visita a uns familiares seus. O Rio Grande do Norte e a Paraíba tiveram em um lavrador paraense - por nome Joaquim Batista de Macedo - um dos primeiros evangelizadores. Nesse contexto, em 1914, a Cidade de Fortaleza já contava com duas igrejas, totalizando uma centena de crentes.
Em 1916, alguns norte-riograndenses que haviam ido ao Pará buscar uma melhor sorte retornaram a Natal. Entre eles, Antônio Felipe Bezerra e sua esposa Luizinha, ambos recém convertidos à fé pentecostal; e o ex-presbiteriano Francisco Cézar, este já batizado no Espírito Santo. Todos tinham um desejo comum: evangelizar a parentela.
Em 1917, em uma reunião de oração, na residência do citado casal, converteram-se à nova fé: José Domingos da Costa, Pedro Jacinto e a esposa deste último. José Domingos, segundo alguns relatos, foi o primeiro crente batizado no Espírito Santo em terras potiguares.
Surgiram, assim, os primeiros frutos da obra pentecostal no Rio Grande do Norte.
Enquanto isto, na Cidade de Belém/PA, em 11 de janeiro de 1918, a nova igreja era oficialmente registrada com o nome "Assembléia de Deus".
Fonte: IEADERN

Nenhum comentário: