terça-feira, 12 de agosto de 2008

Há 159 anos, chegava ao Brasil o primeiro missionário presbiteriano

O primeiro missionário presbiteriano a vir para o Brasil se chamava Ashbel Green Simonton. Ele chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859. Tinha apenas 26 anos de idade. Era formado pelo Seminário de Princeton e ordenado pastor pelo Presbitério de Carlisle. Embora tivesse estudado Português em Nova York, Simonton não tinha domínio de nossa língua suficiente para pregar aos brasileiros.
Por isso, enquanto aprendia melhor o Português, ele se dedicava ao trabalho de evangelização dos estrangeiros que aqui residiam ou que por aqui passavam.
No dia 22 de abril de 1860, Simonton dirigiu o primeiro trabalho em Português. Era uma escola dominical. A assistência total somava cinco pessoas: três crianças e duas moças. Dois anos depois, Simonton recebeu os dois primeiros membros: um norte-americano e um português. O primeiro brasileiro a se tornar membro da Igreja Presbiteriana se chamava Serafim Pinto Ribeiro. Ele foi recebidos por profissão de fé e batismo, no dia 22 de junho de 1862.

O segundo missionário presbiteriano a chegar ao Brasil foi Alexander Blackford, que era casado com uma irmã de Simonton. Ele e a esposa chegaram ao Rio de Janeiro no dia 25 de julho de 1860. O terceiro missionário era um alemão, naturalizado norte-americano, chamado Francis Schneider. Ele chegou no dia 7 de dezembro de 1861. A missão estabeleceu sua sede no Rio de Janeiro, mas os missionários viajavam pelo Brasil todo, procurando conhecer o país e, ao mesmo tempo, divulgar o evangelho.
Em 1863 o Rev. Alexander Blackford foi para São Paulo, com o objetivo de evangelizar a capital e o interior.
Os missionários consideravam que uma igreja estava organizada a partir do dia do batismo dos primeiros convertidos. A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro foi organizada no dia 12 de janeiro de 1862, quando foram batizados os dois primeiros convertidos. Dentro desse mesmo critério, a Igreja Presbiteriana de São Paulo foi organizada no dia 5 de março de 1865; a Igreja Presbiteriana de Brotas, interior de São Paulo, no dia 13 de novembro de 1865; a Igreja Presbiteriana de Lorena, também no interior de São Paulo, no dia 17 de maio de 1868; e a Igreja Presbiteriana de Borda da Mata, interior de Minas Gerais, em 23 de maio de 1869.
Em 1865 foi organizado o primeiro presbitério – Presbitério do Rio de Janeiro. Na primeira reunião desse Presbitério foi ordenado o primeiro pastor brasileiro, um ex-padre, chamado José Manoel da Conceição. No dia 14 de Janeiro de 1867 começou a funcionar o primeiro seminário, localizado no Rio de Janeiro, fundado para preparar os pastores brasileiros.
O Rev. Simonton Faleceu em São Paulo, no dia 8 de dezembro de 1867. Mas o trabalho de evangelização e organização de igrejas continuou.
O segundo presbitério – Presbitério de São Paulo, foi organizado no dia 13 de janeiro de 1872. E em 1888 foi organizado o Sínodo. Nesse ano já havia igrejas organizadas em 14 estados. Havia quatro presbitérios e trinta e dois pastores, sendo vinte estrangeiros e doze brasileiros.
No dia 7 de janeiro de 1909 foi organizado a Assembléia Geral que, a partir de 1937, passou a se chamar Supremo Concílio.

Do site

http://www.ipdc.org.br

Nenhum comentário: