
Por isso, enquanto aprendia melhor o Português, ele se dedicava ao trabalho de evangelização dos estrangeiros que aqui residiam ou que por aqui passavam.
No dia 22 de abril de 1860, Simonton dirigiu o primeiro trabalho em Português. Era uma escola dominical. A assistência total somava cinco pessoas: três crianças e duas moças. Dois anos depois, Simonton recebeu os dois primeiros membros: um norte-americano e um português. O primeiro brasileiro a se tornar membro da Igreja Presbiteriana se chamava Serafim Pinto Ribeiro. Ele foi recebidos por profissão de fé e batismo, no dia 22 de junho de 1862.
O segundo missionário presbiteriano a chegar ao Brasil foi Alexander Blackford, que era casado com uma irmã de Simonton. Ele e a esposa chegaram ao Rio de Janeiro no dia 25 de julho de 1860. O terceiro missionário era um alemão, naturalizado norte-americano, chamado Francis Schneider. Ele chegou no dia 7 de dezembro de 1861. A missão estabeleceu sua sede no Rio de Janeiro, mas os missionários viajavam pelo Brasil todo, procurando conhecer o país e, ao mesmo tempo, divulgar o evangelho.
Em 1863 o Rev. Alexander Blackford foi para São Paulo, com o objetivo de evangelizar a capital e o interior.
Os missionários consideravam que uma igreja estava organizada a partir do dia do batismo dos primeiros convertidos. A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro foi organizada no dia 12 de janeiro de 1862, quando foram batizados os dois primeiros convertidos. Dentro desse mesmo critério, a Igreja Presbiteriana de São Paulo foi organizada no dia 5 de março de 1865; a Igreja Presbiteriana de Brotas, interior de São Paulo, no dia 13 de novembro de 1865; a Igreja Presbiteriana de Lorena, também no interior de São Paulo, no dia 17 de maio de 1868; e a Igreja Presbiteriana de Borda da Mata, interior de Minas Gerais, em 23 de maio de 1869.
Em 1865 foi organizado o primeiro presbitério – Presbitério do Rio de Janeiro. Na primeira reunião desse Presbitério foi ordenado o primeiro pastor brasileiro, um ex-padre, chamado José Manoel da Conceição. No dia 14 de Janeiro de 1867 começou a funcionar o primeiro seminário, localizado no Rio de Janeiro, fundado para preparar os pastores brasileiros.
O Rev. Simonton Faleceu em São Paulo, no dia 8 de dezembro de 1867. Mas o trabalho de evangelização e organização de igrejas continuou.
O segundo presbitério – Presbitério de São Paulo, foi organizado no dia 13 de janeiro de 1872. E em 1888 foi organizado o Sínodo. Nesse ano já havia igrejas organizadas em 14 estados. Havia quatro presbitérios e trinta e dois pastores, sendo vinte estrangeiros e doze brasileiros.
No dia 7 de janeiro de 1909 foi organizado a Assembléia Geral que, a partir de 1937, passou a se chamar Supremo Concílio.
Do site
http://www.ipdc.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário