quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A ETIMOLOGIA BÍBLICA: O MINISTRO E A LITURGIA - ENTENDER O SIGNIFICADO REAL DESSAS PALAVRAS CONDUZ À VITÓRIA!!

.
"Ide à aldeia que está defronte de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e trazei-mos".
Mateus 21.2


Esqueça conceitos antigos

Observem com atenção o sentido etimológico do substantivo ministério nas Escrituras Sagradas. Sigam meu raciocínio e analisem sem ter pressa.
Hoje o termo ministro tem conotação deturpada. Pensa-se logo em glamour. Olha-se para o estilo de vida dos ministros da República Federativa do Brasil, cheios de pompas e circunstâncias, repletos de opulência em volta, e muitos pensam que exercer um ministério seja algo que denota status de grandeza e eminência, uma escalada da plebe à nobreza. Mas é um erro pensar dessa maneira.

A liturgia de Cristo

“Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal (escravo/ministro); e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo (escravo/ministro), bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir (ser ministro) e para dar a sua vida em resgate de muitos” - Mateus 20.26-28, parênteses meus.


Atos litúrgicos: exercicio de humildade sincera

Ministério: do grego “leitourgia”. Daí o termo liturgia, litúrgico.
Leitourgia nasceu da junção de duas palavras: “laos” (povo) +“ergon” (trabalho). Assim sendo, ministério e liturgia, têm a conotação-primeira de trabalho do / ao povo.
A palavra foi originalmente usada sobre cidadãos servindo em cargo público por conta própria (voluntários, gentes não assalariadas). Com o tempo passou a incluir serviço militar ou participação comunitária.
No Novo Testamento é usada tanto para ministério sacerdotal quanto para doação altruísta:

Lucas 1.23 - o trabalho sacerdotal de Zacarias no templo;
2ª Corintios 9.12 - alegre disposição mental da generosa contribuição financeira feita pelos cristão da Macedônia aos irmãos necessitados da igreja de Jerusalém;
Filipenses 2.17 - Paulo identifica seu trabalho evangelístico para a Igreja de “leitourgia”.
Ministro: do grego, “leitourgos”. A mesma origem de junção de palavras supracitadas: “laos” + “ergon” (trabalho do /ao povo). Então, ser ministro nada mais é do que trabalhar para o povo.
O Novo Testamento aplica o termo ministro para todo alguém que prestava serviços públicos com seus próprios recursos, se dedicava aos trabalhos voluntários, depois o ministro também passou a significar o servente público.
Lucas 4.20 - A passagem narra Jesus Cristo na sinagoga de Nazaré: Ele lê o livro de Isaías e em seguida entrega-o ao assistente do templo, um ministro (.“leitourgos”). Segundo os biblistas era a pessoa que hoje conhecemos como zelador. Tinha a obrigação de abrir e fechar o prédio, distribuir os livros para os cultos e depois recolhê-los e guardá-los e também auxiliava o principal oficiante / dirigente da congregação.
Romanos 13.6 - referência aos governastes terrenos;
Romanos 15.16 - o apóstolo Paulo se define como“leitourgos” ;
1ª Corintios 3.5 - definição aos pastores e mestres;
Filipenses 2.25 - a identicação de Epafrodito (“leitourgos”), quando presta socorro ao apóstolo Paulo;
Hebreus 1.7 - relativo aos anjos; e, em Hebreus 8.2 refere-se aos anjos.
Jesus Cristo, foi o exemplo máximo do significado do termo ministro e de como ocupar-se em uma liturgia que agrade a Deus. Esteve em carne e osso entre os seres humanos E se prestou ao papel de servo, condição humilhante, exercício de suprema humildade. Morreu como se fosse um malfeitor sendo que sempre praticou o bem. E por ser ministro na essência dessa palavra, ressuscitou ao terceiro dia, ascendeu ao céu e está glorificado à direita do Pai no céu.

E.A.G.

Fontes: Dicionário Bíblico Universal (Editora Vida); Bíblia de Estudo Plenitude (Sociedade Bíblica do Brasil)

Nenhum comentário: