terça-feira, 18 de agosto de 2009

O MOVIMENTO PENTECOSTAL ONTEM E HOJE



“Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?” Gálatas 3:3. Essa frase do Apóstolo Paulo aos gálatas, bem pode ser aplicado nos nossos dias.

A teologia pentecostal foi formulada por pregadores sem sofisticação acadêmica, limitados na tradição e história do pensamento cristão. Pensadores modernos, preocupados com a racionalidade da fé, foram confrontados por pregadores que reivindicavam dons sobrenaturais que os tornavam habilitados a compreender a Bíblia. Revelações angelicais, profetas e videntes se tornaram comuns.

O pentecostalismo alastrou-se como uma das mais expressivas forças da cristandade no século 20, exatamente por não ser um movimento de teólogos. A experiência com Deus ganhou força conclusiva, obrigando a razão moderna a se dobrar diante da percepção intuitiva, muitas vezes sensorial, que aquecia o coração. Como o pentecostalismo transferiu a fé para a emoção, a vitalidade da igreja do Serviluz, composta em sua maioria por mulheres, é garantida na celebração da vida dignificada.

Os pentecostais afirmam que a experiência com Deus, o encontro místico, transforma. O êxtase pentecostal, tão malcompreendido pelos tradicionais, expressa significados que fogem à razão. A presença de Deus é fonte de vida e de sentido. Destes encontros, o servente da construção civil, a empregada doméstica, o subempregado, se descobrem eleitos de Deus. Cada pessoa capacitada pelo Espírito “sai pelo mundo como mensageira do Senhor”. Anuncia que todos podem ter seus nomes no livro da vida. O batismo no Espírito Santo desperta competência, agilidade e paixão.

Dessa forma, o pentecostalismo mostrou-se um dos segmentos mais ativos, desinstitucionalizados e eficazes do cristianismo nos últimos cem anos. A presença de Deus pode ser sentida, percebida, celebrada, mas sempre como poder para o serviço. A experiência que busca renovação consagra para a missão. Fazer a vontade de Deus autoriza o empreendedorismo. O Espírito Santo lidera, não uma organização, mas pessoas que se sentem revestidas de virtude.

Infelizmente, a teologia da prosperidade aburguesou o movimento. Desfigurado, estou certo que os pioneiros pentecostais nunca pactuariam com a mensagem que gere cobiça. Aliás, denunciariam que o mundo entrou na igreja e que os pentecostais precisam ser renovados. (Ricardo Gondim).
No entanto, nas novas expressões do protestantismo, com seu “crescimento” fragmentado, o velho coronelismo, o antigo espírito oligárquico, o clássico patrimonialismo, o mítico sebastianismo (com seus taumaturgos) do “mundo” cultural político brasileiro fez um caminho inverso: quando nosso Estado nacional e nossa sociedade civil procuravam superá-lo, ele adentrou, avassaladoramente, às novas (e algumas velhas) igrejas e se instalou. A vanguarda protestante foi substituída pelo atraso, ou pela vanguarda do atraso. Se nossos partidos políticos têm vida curta, são carentes de ideologia e programas, centrados, na prática, em um caudilho carismático (Vargas, Prestes, Plínio, Ademar, Brizola, Lula...), nossas novas grandes e pequenas “denominações” começam a girar em torno de nomes, que quando falecem afetam suas instituições (de Melo, MacAlister), ou que estão vivos e ativos (Oliveira, Macedo, Soares, Santiago, Hernandes, Milhomens, Rodovalho, Garcia etc.), descendo também ao âmbito local, com os “donos”, caciques, barões, denominados bispos, arcebispos, missionários, apóstolos ou pastores, em um sem-número de igrejas-feudos ou igrejas-empresas. Parafraseando o rei absolutista francês, cada um pode dizer: “A denominação sou eu”, ou “a igreja sou eu”, “essa é a ‘minha’ igreja”, “esse é o ‘meu’ povo”. Em uma inversão em relação ao passado, o dirigente não se subordina à instituição ou às normas; antes, estas vão ao seu reboque, casuisticamente. O poder é vitalício (e, às vezes, hereditário), e seu “espírito” vai atingindo antigas instituições, pela prática de reeleições ilimitadas. Os cidadãos recuam ao “status” de súditos, manipulados, alienados, inclusive como eleitores “de cabresto” dos “candidatos oficiais” nas eleições para os cargos públicos.
Como poderemos superar essa manifestação de atraso e voltar a ser vanguarda? (Robinson Cavalcanti).


Fonte: Revista Ultimato n° 319 – julho/agosto de 2009, http://juberdonizete.blogspot.com/

Um comentário:

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado irmão

Depois da 39ª Assembleia Geral Ordinária, a mais recente AGO, em Vitória - Espírito Santo, vimos que a Assembleia de Deus, tem telhado de vidro. E com o resultado das eleições, constatamos que o telhado está quebrado.

O desfecho dessas eleições trouxeram bastante desânimo nos crentes pentecostais, e há diversos deles que trocam a denominação por outras neopentecostais.

A 39ª AGO mostrou que existe muits discurso bom. mas sem a prática necessária do conteúdo dele.

Digo isso com tristeza.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/