terça-feira, 24 de março de 2009

10 características para (não) ser um "crente do reteté"




Já faz tempo que febre chamada "reteté" tem invadido o meio neopentecostal. Para os adeptos desse movimento, quem não faz parte do reteté é considerado frio, seco e "sem unção". O A-BD traça o perfil desse tipo de crente, mostrando as características daqueles que não seguem 1 Coríntios 14.40.
1.Ficar sempre atento à programação midiática gospel dos meios de comunicação, a fim de não faltar aos shows e congressos de avivamentos “inspirituais” programados em seu Estado. Se possível frequente essas seções diariamente. Quanto ao estudo da Palavra, basta apenas aquela horinha na escola bíblica dominical.
2. Não quebre a cabeça com estudos bíblicos demasiados longos, principalmente aqueles que exigem uma infinidade de obras para consultar, como livros de História, de Geografia, de Filosofia Cristã, de Teologia e outras “gias”, além de enciclopédias e dicionários. Nas livrarias gospel você já encontra tudo mastigadinho para o seu crescimento espiritual, sem necessidade de forçar a mente. Lá você pode adquirir pacotes de “pague 3 e leve 4”.
3. Se tiver que decidir entre um “show de avivamento” e uma reunião de estudo bíblico, não vacile: escolha o primeiro. Afinal, a nossa vida aqui é muito curta, e esse negócio de estudo pode prejudicar a saúde mental, principalmente a daqueles que já ultrapassaram os 45 anos. Veja e compare: aqueles que saem dos retetés de avivamento apresentam-se "alegres e de faces radiantes", enquanto aqueles que saem do estudo das Escrituras Sagradas apresentam-se "cabisbaixos, apáticos e com cenhos franzidos, como se tivessem acabado de assistir a uma sessão de tortura".

4. Nos grandes congressos e festas gospel use ao máximo, o som esfuziante das bandas de forró, axé e frevo. Não deixe a multidão “paradona”. Incentive as palmas, os gritos dos bordões evangeliquês, os pula-pulas, os cai-cai, etc.
5. Se você é o preletor oficial, nunca deixe de suar a camisa, e se possível o paletó. Nunca deixe de imprimir aquele vozeirão dramático e tonitruante. Se a plateia se mostrar fria, exerça os seus dons teatrais, como pulos, cambalhotas, sapateados e lançamentos de bíblias ou lenços, que você tão bem ensaiou.
6. Não deixe de comprar, em nossas livrarias, os famosos livros de marketing sobre pregações para multidões, como os recentemente publicados: “Como Inflamar as Multidões” ─ de Flamarion Nazareno; e o best-seller: "Cem Conselhos para Incendiar as Igrejas"─ de Pinto Sette e Caio Botafogo.
7. Os organizadores dos shows de avivamento gospel não podem, em hipótese alguma, reservar muito tempo para a exposição da Palavra de Deus. Os sermões longos causam enfado e deixam as multidões sonolentas.
8. É patente e notório que, se você quiser ganhar um maior número de almas para seu rebanho, deverá pregar mais sobre Apocalipse, enfatizando com cores fortes, o terror do fim do mundo e do inferno. As pessoas temem muito o castigo final e, consequentemente, vão procurar ligeirinho uma igreja para se congregar.

9. Não esqueça o que preconiza o marketing da “Hora do Apelo”. O mesmo deve ser executado com muito esmero, com uma crescente pressão dos auxiliares junto ao assustado pecador (esqueça o agir do Espírito Santo), para que, "livremente”, ele se dirija ao púlpito a fim de ser contabilizado para a honra e glória do pregador.
10. Após o término dos shows, todos deverão procurar as nossas barracas de cds, vídeos, camisetas, revistas, sandálias, toalhas, pratos, chaveiros, bolsas e bonés com versículos bíblicos e emblemas judaico-cristãos, a fim de adquirir um ou mais objetos para se guardar como recordação.
"Mas faça-se tudo decentemente e com ordem."(1 Co 14.40)

Fonte: Ensaios & Prosas, via: Púlpito Cristão e Bereianos, ASSEM-BERÉIA DE DEUS


Fotos:
1. Algum "reteté" em um templo neopentecostal;
2. Outro "reteté" em outra igreja neopentecostal (a criança da esquerda pula, a do centro marcha e a da direita pula, marcha e gira). Conferir vídeo no Youtube:
crianças pentecostais, fogo puro;
3. Unção do cachorro. Conferir vídeo no Godtube:
The Toronto 'Blessing .

Allen Sarlo.

Nenhum comentário: