Por Ronaldo Bezerra
"Ele deixou-nos o exemplo para que sigamos suas pisadas..." - 1ª Pedro 2.21.
Deus criou todas as coisas com um propósito específico. No livro de Gênesis 1.6, encontramos a expressão, "o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite", referindo-se ao sol e a lua. Por fim, criou o homem à sua própria imagem e semelhança, estabelecendo também um propósito bem específico para aquilo que poderíamos chamar de "a obra prima da criação".
Passado o triste episódio do pecado e com o advento do Messias prometido, o homem é devolvido à condição original, só que agora a semelhança do Cristo, acerca de quem o apóstolo Pedro declarou, "ele deixou-nos o exemplo para que sigamos suas pisadas...".
Portanto, Jesus é o modelo de tudo o que Deus quer que sejamos. Devemos imitar ao Senhor em tudo. Agindo assim, estaremos cumprindo o propósito criacional divino.
A importância do chamado
O chamado é o começo de tudo. Podemos pensar que ele acontece no momento da conversão ou também após (Atos 9.3-9). De qualquer forma, é uma experiência marcante e decisiva que muda nossa vida e nossa trajetória.
Há alguns casos bem conhecidos na Bíblia como José, Davi, Abraão, Moisés, Isaías dentre outros, e em todos esses casos houve uma mudança radical na vida e trajetória dessas pessoas, ou seja, eles nunca mais foram os mesmos (Romanos 8.30).
Novamente, chama-nos a atenção a pessoa de Jesus. Ele tinha muito clara a visão do seu chamado, a ponto de dizer, "a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra" (João 4.34).
De fato, o chamado de Deus para nós torna-se a razão da nossa vida, "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou" (2ª Corintios 5.14-15). "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1ª Corintios 10.31).
A importância de ser servo
Antes de pensarmos em serviço ou ministério, precisamos pensar se somos ou não servos. Infelizmente, essa palavra praticamente caiu em desuso. Quase não se ensina a respeito deste assunto. Por essa razão, a maioria dos cristãos não vivem como servos.
O já falecido presidente Abraham Lincoln disse, "quem não vive para servir, não serve para viver". No livro dos profetas, Jesus é chamado "o Servo do Senhor". O evangelho de Marcos também focaliza esse perfil de Jesus. Na condição de servo por excelência, em Mateus 4.10, Jesus faz a citação do primeiro mandamento dizendo, "está escrito: ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás".
Primeiramente devemos prestar serviço a Deus, e depois aos homens. "... servi-vos uns aos outros pelo amor" (Gálatas 5.13). O ser servo vem antes do ter um ministério.
A importância do amor
O amor é a essência da vida, é a causa de tudo, é a vida cristã. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito (João 3.16). Não é possível pensar em vida cristã sem amor. Uma não existe sem a outra. O amor é a credencial dos discípulos de Cristo.
A ocasião em que mais nos parecemos com Deus, é quando amamos. "Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1ª João 3.16).
"Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Quem não ama a seu irmão está morto e não tem vida eterna. Sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos" (1ª João 4.7-8; 3.14).
Jesus foi o maior exemplo de amor. Se definitivamente o imitarmos, o curso da história será mudado. Eu e você fomos chamados para servir em amor. Este é o nosso destino e a razão da nossa existência para a glória de Deus!
Deus abençoe!
Fonte: Ronaldo Bezerra - Louvor e Adoração, http://belverede.blogspot.com
Artigo recebido por newsletter, com o nome Chamado Para Servir em Amor.
Um comentário:
Um bem desenvolvido blog, com uma série de informações e artigos de edificação.
O amor deve ser a tônica de nosso cristianismo, onde a caridade sera notável e gerará influencias para a sociedade.
www.vivendoteologia.blogspot.com
Postar um comentário