quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O dilema de um jovem.




“E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?” (Mt 19.16).

O texto de Mateus 19.16 a 22 relata-nos o diálogo de um jovem com Cristo. Este jovem, aparentemente, era uma pessoa de conduta exemplar, ao menos, deixou ele isso muito claro ao confirmar a sua estrita obediência à lei: “(...) tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade...” (v.20). A Bíblia não nos relata o seu nome, nem a sua origem, porém, nos dá uma informação fundamental em relação a sua pessoa: “(...) possuía muitas propriedades” (v.22). Ou seja, além de ser um “bom rapaz”, era também, rico.

Sem dúvida, este jovem tinha inteira consciência da sua obediência. Talvez, ele imaginasse que o seu estilo de vida já seria suficiente para alcançar a vida eterna. Ele pergunta: “Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?”(16b). O Mestre responde: “(...) Se queres ser perfeito, vai, vendes tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me” (v.21). A resposta de Cristo “abalou” as estruturas do seu orgulho. Pensava ele que o fato de congregar, de ser um assíduo conhecedor e praticante da lei, era “tudo”. Mas não era! Não somos perfeitos! Não chegamos ainda no “auge” da nossa vida crista! Há muito caminho a percorrer. É necessário amar. Obediência sem amor é uma “obediência deficiente e anêmica”.

Quando aquele jovem se deu conta, já estava vivendo um terrível dilema:
trocar os tesouros terrenos pelos celestiais; deixar o conforto da sua luxuosa casa e de sua riqueza, para seguir um Mestre que não tinha onde reclinar a cabeça (Mt 8.20).
Ele não ouviu o que queria, mas o que precisava.

A conclusão que este rapaz chegou foi que não valeria a pena mudar de vida por amor a Cristo. A sua decisão, portanto, não poderia ter sido pior: “E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades” (v.22).

Será que você que agora está lendo este devocional, não se encontra em um dilema semelhante?

Não está você imaginando se vale mesmo a pena trocar aquele(a) namorado(a), [que aos poucos e rapidamente está lhe tirando dos caminhos do Senhor] por Jesus?

Ou se vale mesmo a pena trocar as diversões de domingo a noite pelo culto a Deus? Ou se vale mesmo a pena jogar fora as revistas pornográficas a fim de ter uma vida pura e de santificação diante de Cristo? Qual será o seu dilema? Qual será a sua decisão? Para quem e para que está direcionado o amor existente em seu coração?

Esteja disposto(a) a amar a Jesus. Quem o ama, não vive em dúvidas, pois tem em seu coração a inteira certeza de que, nada mais vale a pena nesta vida do que seguir a Jesus com amor.

***

Fonte: Missionário Jailton Sousa Silva

Nenhum comentário: