quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O mito "Maia 2012" - Agora sim é o fim do mundo?





Alguns cristãos estão assustados quanto aos rumores sobre 2012 e os acontecimentos que ocorrerão naquele ano. Tudo isso porque, segundo o calendário maia (que é bem mais complexo e mais preciso que o gregoriano, utilizado pela nossa civilização ocidental), algo de muito grave se passará no solstício de inverno, em 21 de dezembro, de 2012.


Tão grave será o acontecimento que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará; quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo, que passaria por uma grande revolução a ponto de milhões de pessoas desaparecerem e uma nova era seria inaugurada após 21 de Dezembro de 2012.


Existe até um site que faz contagem regressiva para 2012, cujo cabeçalho cita "2012: Verdade ou Mentira? - Acreditar ou não acreditar? Você decide". Foi circulado até boatos de que Tom Cruise, o ator com um patrimônio de U$ 300 milhões de dólares, teria gastado U$ 10 milhões para construir um abrigo subterrâneo por conta dessa profecia maia. Há também o trailer do filme 2012, que está para ser lançado (veja aqui) e aborda sobre o assunto.

Ora, sabe-se atualmente que nesta data, durante o solstício, a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se também que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseando-se em Einstein e em alguma informação astronômica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isso, segundo tais estudiosos, levará a tsunamis, vulcões, terremotos, etc.

Centenas de livros, filmes diversos, fóruns, blogs, sites e portais de todas as formas têm dado atenção ao assunto. Mas não queremos aqui dizer o que pregam os seguidores dessa profecia (até porque o assunto rende o bastante para se limitar a este blog), mas sim relatar os malefícios que ela pode trazer aos incautos.

Todo cristão sabe que a volta de Jesus é iminente. Todos sabem também que segundo Mateus 24.36 só Deus Pai sabe o exato momento do arrebatamento da Igreja. O que está acontecendo é que muitos acham que o fim do mundo ocorrerá justamente nessa data.


É comum desejar saber sobre o futuro. Os não crentes amam o horóscopo para saber o que acontecerá durante o dia. Já os crentes se fascinam pela Escatologia, que prende a atenção de quem estuda a doutrina das últimas coisas. Mas, e quanto ao fim dos tempos, quando será? Nós nem sabemos (Mt 24.36, já citado), nem nos compete saber (At 1.7). Muitos religiosos já marcaram uma data para o retorno de Cristo e/ou fim do mundo, mas fracassaram nas suas tentativas (para citar, Testemunhas de Jeová, Adventistas, o "bug do milênio" e, mais recentemente, Valnice Milhomens). A questão é? E a profecia maia? Será mesmo que o fim do mundo se dará em 21 de dezembro de 2012?


A resposta é: não. Por quê? Em rápidos argumentos: primeiro, a terra não passará pelas destruições que estão sendo vaticinadas enquanto a Igreja estiver por aqui (basta estudar as profecias apocalípticas para entender). Depois que a Bíblia não cita nada sobre isso e, repito, ninguém (nem mesmo os maias, que viveram em tempos longínquos) sabe. Então por que todo esse desvario em relação ao mito Maia 2012? Pelo simples fato de ser a "profecia da vez". Ou alguém acredita nas velhas profecias?


Eu tenho visto muita gente preocupada com o Apocalipse. Alguns têm medo do Anticristo. Outros não querem estar vivos para o dia do arrebatamento. Tem aqueles que são "intérpretes" do Apocalipse (inclusive dizendo que o Papa é a Besta e Obama o Anticristo, uma vez que Saddam Hussein e Hitler já morreram). E, por fim, há ainda os que desdenham da Bíblia para acreditar na tal profecia maia.


Dando ênfase ao mito 2012 e levando-o em consideração, não adiantaria viver uma vida de renúncia e sacrifício se Deus definisse, no nosso calendário, o dia fixo para o fim dos tempos. Muitos viveriam ao léu, esperando a aproximação do retorno do Mestre para firmar o pacto com o Senhor. Mas é certo que o volta de Jesus está mais próxima do que nunca. Então, por que temer? Será que a Bíblia não é suficiente? Precisamos de profecias como as dos maias, da Valnice, de Nostradamus para saber quando será o fim? Não! Categoricamente, não!


E o que fazer e como agir? Independente do que os maias ou qualquer outro falem, vigiemos e oremos, pois não sabemos quando chegará o tempo (Mc 13.33). Confiemos no que a Bíblia diz. Os sinais estão aí, a volta triunfal de Cristo é iminente, não há tempo a perder. Em breve Jesus volta. Aos que não O tem como Senhor e Salvador, é tempo de firmar uma aliança com Ele e aproveitar a dispensação da graça!


Se Jesus virá em 2012 ou não é uma coisa que não nos compete. O que devemos fazer é, desde já, estarmos prontos para subir agora.

E você, está pronto?

http://kedsonni.blogspot.com

Nenhum comentário: