sábado, 14 de fevereiro de 2009

Se um pregador faz milagres, então ele é de Deus?

Por Leonardo G. Silva - Th.M.

.Quero deixar claro para o leitor que ainda não sei tudo, e o que sei, não o sei como deveria saber.

Mas tem uma coisa: eu aprendi certo. Deixe-me então, com muita humildade e temor porque não quero magoar ninguém, expressar o que eu entendo disso tudo aí.

Em primeiro lugar, quero dizer que não são os milagres que determinam quem é servo de Deus e quem não é. Quer exemplos bíblicos?

Então vamos lá!

Havia em Samaria um cara chamado Simão, que fazia algumas coisas fantásticas e prodigiosas. A Bíblia deixa claro que nem crente ele era, mas o povo chamava ele de "O grande Poder de Deus!" (At 8.9-10). Simão não passava de um bruxo sem Deus, mas para muitos ele era o verdadeiro "Labachéia", o "canelinha de fogo", o "reteté" em forma de gente, quando na verdade ele era só mais um enganador. Ora, se a Bíblia diz que o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz, era de se esperar que os seus ministros também se dirfarçassem de ministros da justiça (2Co 11.14-15).]

O outro exemplo é o de um camarada que pregava no deserto e batizava no Jordão, comedor de ganhafanhoto com mel, rs... Sim, é ele mesmo: João Batista! Esse sim era O-k.a.r.a., tanto que o próprio Jesus deu testemunho dele quando disse que "entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista" (Mt 11.11).

Nem Moisés, nem Elias e Eliseu, ninguém foi maior que João Batista, segundo Jesus.Agora quero fazer uma pergunta: quantos milagres fez o irmão João atista? Quantos? Nenhum! Sim, o irmão João Batista, esse tremendo servo de Deus não fez nenhum milagre.

Pelo menos é isso que diz a Bíblia em João 10.41. Nem um milagrinho... nem mesmo um dentinho de ouro, nem uma dorzinha de cabeça ele curou!Mas, voltando ao nosso tema central, vemos que a maior dúvida ainda é "como saber quem é de Deus e quem não é; quem fala a verdade e quem é o Forest Gump versão gospel".
Como podemos descobrir isso?

Vamos dar uma lida juntos no texto de João 10.41-42 para ver se descobrimos:"E muitos iam ter com ele e diziam: Na verdade, João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse deste era verdade. E muitos ali creram nele".

João era um homem grande aos olhos de Deus porque dizia apenas a verdade. Ele não inventava modas, não fazia extravagâncias e nem distorcia as Escrituras. Quando ele falava, falava de Cristo; "Eis o cordeiro de Deus...", ele dizia! Era um pregador genuinamente cristocêntrico. E tem mais: João detestava holofotes, out-doors e todo tipo de panfletagem acerca dele mesmo. "Convém que ele cresça e que eu dimunua", era o seu lema de ministério (Jo 3.30).
Agora vamos ao
pregador "Narciso", que deu origem a essa postagem:O anuncio ele começa com a divulgação de uma cruzada profética, cujo referencial é:-
Avivamento-
Restauração-
Curas e Libertações-
Explosão de Milagres

E os dois piores...

- Batismo da prosperidade: Onde está isso na Bíblia?; e...
- Visão de Raio-X: Que diacho de dom é esse, meus irmãos? Onde podemos encontrá-lo?

Como podemos ver, esse camarada não tem nada em comum com João Batista, que não queria chamar a atenção para si, e sim para Cristo. Ele tem muito mais em comum com o Simão de Samaria, que "inchava" todo quando lhe chamavam de "o grande Poder de Deus", o super labachéia, canela-de-fogo, treme-terra, o alabaredado, mas... infelizmente, oco por dentro. Cair nessa é deixar-se iludir por suas artes mágicas.Esse pregador realmente faz jus ao nome que recebeu: "Narciso" - aquele que segundo a mitologia grega teria uma vida longa, desde que jamais contemplasse a própria imagem. Mas tanto lhe elogiaram a beleza que ele foi movido pela curiosidade e um dia decidiu ver seu reflexo no espelho d'água. Ficou tão apaixonado pelo seu próprio reflexo que foi consumido pelo orgulho e vaidade. E assim, por causa da sua "paixonite" por si mesmo, Narciso, o herói filho do deus, perdeu o poder de viver por longos dias.Semelhante a Narciso, muitos pregadores preferem adorar a própria imagem do que deixar resplandecer a imagem de Deus. Esses, definitivamente, pregadores de mentiras e amantes de si mesmos, não são verdadeiros servos de Deus.
.
***
(*) O texto foi escrito em resposta a uma irmã, leitora do blog, acerca de um comentário sobre um
pregador chamado Narciso.
(*) A foto acima é de um dos personagens do filme "quarteto fantástico", e é uma homenagem aos pregadores "labachéias" e "labaredas" do nosso Brasil, rs...

Um comentário:

Anônimo disse...

incrédulo esta faltando autoridade de Deus na sua vida.jesus salvava, curava,e expulsava demônio fazia milagres .prove na bíblia a onde o satanás fez paralitico andar.os apóstolos fazia milagres.vou enviar macumbeiros na sua igreja quero ver o que você vai fazera