domingo, 21 de dezembro de 2008

O ADOLESCENTE E O MUNDO - REVISTA POLÊMICA DA CPAD É REEDITA PARA USO EM 2009





Há dois anos atrás, a CPAD foi acusada por alguns assembleianos de haver legalizado o namoro e as carícias entre jovens de 12 à 14 anos, institucionalizar e homologar os relacionamentos das crianças da denominação com os das crianças no mundo, ao lançar a revista de escola dominical Adolescentes Vencedores - O adolescente e o mundo. Críticas exageradas, penso eu.
Para uns, houve uma pretensa falha na publicação, para outros, apenas interpretação errada dos leitores na proposta da lição. O certo é que não houve dolo por parte de quem a escreveu e de quem está responsável pela publicação.
A autora da revista é Elaine Cruz, psicóloga cristã, com graduação, pós-graduação e mestrado, escritora, articulista, palestrante de Conferências e Congressos, professora de psicologia e EBD, com experiência clínica, nascida e criada nas Assembléias de Deus, filha de um teólogo respeitado que também é escritor e foi comentarista das revistas de jovens e adultos da CPAD - pastor Abraão de Almeida - , esposa de pastor, e mãe de dois adolescentes.
Apesar da grande polêmica do passado, a revista está reeditada para ser usada no 1º trimestre de 2009. Veio com alterações na capa e em seu interior. A lição nº 11, que gerou as maiores polêmicas, cujo título era "Encontrando o par", foi trocado por outra lição, intitulada “Tudo tem o tempo certo...”.
A revista de Elaine Cruz tem seu conteúdo muito próximo de um livro de sua autoria, publicado pela MK Editora,
“("Namoro é + Sexo é -") O que somar? Quando subtrair?”. “A proposta (do livro) é ampliar o conhecimento do jovem sobre o namoro, discutindo o assunto de forma direta e transparente. A maioria dos exemplos e questionamentos apresentados foram retirados de situações de consultório e palestras. O objetivo é mostrar ao jovem cristão que ele pode resolver seus conflitos sentimentais respeitando os limites impostos por Deus e pela sociedade”. Ellaine Cruz afirma no livro que a maioria dos jovens não namora, mas “fica” com alguém durante um pequeno tempo. Às vezes, em uma noite, o casal se beija, mantém relações sexuais, porém mal se conhece. Não se sabe nada sobre o outro, nem mesmo nome ou idade.



Marcadores:
, , Eliseu Antonio Gomes

Um comentário:

Frederico Fonseca disse...

As lições da EBD (CPAD) para Adolescentes são bastante enriquecedoras. Como professor da Classe Teen tenho percebido que todos os assuntos tratados são todos feitos a Luz da Bíblia, e não tenho dúvida que esse novo trimestre ajudará a muitos adolescentes a compreender a missão deles no mundo, como se comportar e viver para a gloria de Deus... Estou ansioso pela nova lição.