terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O LIVRO DE GÊNESIS


"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" - Gênesis 1.27.


Moisés é considerado pela cristandade como sendo o escritor do livro. Acredita-se que o tenha escrito por volta do ano 1440 a.C, sendo que não foi uma testemunha ocular da criação, dependeu da revelação divina , antigos relatos escritos e orais.
.
Gênese é um substantivo feminino cuja etimologia é o idioma grego: "gênesis". Gênesis, como vocábulo significa "origem", "sucessão dos seres", "geração"; como livro é o primeiro das Escrituras Sagradas.


Não é apenas a criação que teve início em Gênesis. Encontramos o relato do primeiro pecado e o cuidado de Deus para com as pessoas anunciando a primeira mensagem de salvação. Encontramos a primeira família e no núcleo familiar o primeiro homicídio e a aflição de Eva, a primeira mãe, e o consolo do Criador lhe concedendo outro filho.


Em Gênesis, encontramos além do começo de tudo, o recomeço também. Deus, por meio de Noé julgou as nações e da paternidade de um servo fiel deu outra chance para a Humanidade aproximar-se dEle, viver em justiça e ser feliz.


O livro de Gênesis realça a relação entre Deus e a humanidade - interrompida no Jardim do Éden e restaurada por sacrifícios e encontros com Deus. Por meio de relatos históricos, ilustra os ciclos de pecado e arrependimento. Se você é como a maioria das pessoas, talvez já se tenha preocupado com as questões da vida. Perguntado: Por que estamos aqui? Qual o significado da vida? Gênesis o leva ao começo das eras para encontrar respostas.

O livro de Gênesis tem duas partes:


Os primeiros onze capítulos compreendem a introdução à Bíblia, encontramos as histórias de Adão e Eva, Caim e Abel, Noé, o relato da construção da torre de Babel.


A segunda parte, capítulos 12 ao 50, narra a vida dos patriarcas hebreus: Abraão, Isaque, Jacó e seus doze filhos, que são o começo da nação de Israel.

http://belverede.blogspot.com

Nenhum comentário: